sexta-feira, abril 26, 2013

A IMPORTANCIA DO CARBOIDRATO NA ALIMENTAÇÃO DOS ATLETAS E DESPORTISTAS

O consumo de carboidratos durante a atividade física varia segundo o tipo de exercício. Em geral, a suplementação de carboidratos para indivíduos que praticam atividade física por mais de 1 hora é interessante para evitar situações de hipoglicemia, fadiga muscular e redução da intensidade do exercício. Quanto mais intenso for o exercício, maior será sua dependência em relação ao carboidrato como combustível.

Em treinamento intenso necessitamos estar com os estoques de glicogênio hepático e principalmente muscular bem abastecido para não entrarmos em catabolismo. Ao entrar em catabolismo, o fígado inicia um processo denominado gliconeogênese, que é o recrutamento de aminoácidos (proteína) para a formação de energia ocorrendo um consumo de massa muscular magra como fonte de energia. Isso leva a diminuição de tecido muscular e consequentemente a uma queda no metabolismo basal.

Uma dieta com elevadas quantidades de carboidratos e descansos periódicos são necessários para restabelecer os estoques de glicogênio muscular. Quando esta recomendação não pode ser atingida somente com a dieta, os suplementos nutricionais a base de carboidratos podem ser usados.

Os suplementos nutricionais esportivos oferecem carboidratos na forma líquida ou sólida. O tipo de suplemento deve ser escolhido dependendo da modalidade esportiva e do costume do atleta. Porém é relevante lembrar que, um dos fatores primordiais e não menos importante que a ingestão pré-treino é a reposição do glicogênio muscular e hepático no pós-treino. Contudo, se a suplementação de carboidrato for muito concentrada, haverá fluxo osmótico indesejado de água do meio vascular para o intestino, provocando náuseas e vômitos. Para que isto não ocorra, a hidratação simultânea é recomendada.

Hoje em dia temos uma serie de opções de suplementos nutricionais a base de carboidrato, porém hoje neste artigo iremos falar dos principais e mais utilizados, dentre os praticantes de atividade física.

MALTODEXTRINA

O QUE É?

A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa pelo corpo, por isso ela é útil para manter a energia durante atividades de média duração, já que vai ser liberada aos poucos para o organismo. A maltodextrina é muito importante para que você tenha “pique” durante o treino e ainda evite a catabolização (perda de massa magra), já no pós-treino ajuda na recuperação e reposição energética.

QUANDO TOMAR?
Ela deve ser consumida pelo menos uma hora antes do exercício e/ou no máximo uma hora depois. Se for consumida pouco antes do exercício, não será absorvida de maneira adequada, pois ela precisa de um tempinho. Se muito tempo depois não irá repor os estoques de carboidratos do músculo em tempo de prevenir a perda de massa muscular.

DEXTROSE

O QUE É?

É considerado um carboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue. Ideal para fornecer energia rapidamente para uma atividade ou repor rapidamente as reservas de açúcar no organismo.

QUANDO TOMAR?
A dextrose deve ser consumida logo após o treino, quando o corpo precisa de carboidratos de alto índice glicêmico para ajudar na recuperação e no ganho de massa muscular.

WAXY MAIZE

O QUE É?

É um extrato de amido de milho ceroso. Promove uma rápida e eficaz absorção energética, possui índice glicêmico baixo, o que não acarreta o aumento do nível de açúcar no sangue, também, não causa nenhum tipo de retenção hídrica, pois é livre de açúcar e de glúten. Entre suas principais características pode-se dizer, que é um facilitador no transporte de nutrientes, no controle glicêmico e como volumizadores celulares. Além disso, o waxy maize trabalha muito bem em conjunto com outras substâncias, facilitando a absorção das mesmas, como é o caso da creatina e dos aminoácidos.
É rapidamente absorvido devido a uma baixa osmolaridade que possui. Com isso, ele não causa a sensação de estar “pesado e estufado”, aspectos comuns relatados por atletas que fazem uso de algum tipo de carboidrato, como a dextrose e a maltodextrina.

QUANDO TOMAR?
Consumir preferencialmente pós-treino. Quando aliado a um tipo de proteína, creatina, glutamina, etc, se torna uma poderosa combinação, que pode ser ingerida depois de treinamentos intensos.

Fonte: www.dieta.com