quinta-feira, outubro 18, 2012

OBESIDADE INFANTIL - DORMIR POUCO ENGORDA

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, é um dia para comemorar os direitos das crianças, e onde normalmente elas ganham muitos presentes. Porém precisamos estar atentos a saúde dos pequenos e um grande perigo é a obesidade infantil, que está com índices quase fora do controle.
 
Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil.
 
A maioria destes estudos têm identificado os erros nos hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidade nas crianças. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos têm sido identificados como principais razões por trás ganho de peso repentino em crianças.
 
Assim como o adulto, a criança que repousa menos do que deveria – 11 horas, no mínimo – acaba ganhando alguns quilo. Esta constatação foi o que mostrou um estudo da Universidade de Montreal , no Canadá, feito com mais de mil meninos e meninas entre 2 e 6 anos de idade. Ao final da pesquisa, 26% dos pequenos que dormiram menos de dez horas ficaram acima do peso.
 
Segundo Dr. Fábio Ancona Lopez, vice presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma hipotese recai sobre a produção de hormônios que estimulam o apetite que são secretados principalmente quando não se dorme bem.
 
As crianças precisam de rotina, por isso, estabeleça horários para ela brincar, comer e ir paa cama. E, a noite, nada de agitação, senão ela não consegue realxar e produzir normalmente o hormonio do crescimento que tem seu pico de produção durante o sono.
 
PREJUIZOS CAUSADOS PELA OBESIDADE